Estudante é detido por espalhar falso toque de recolher no WhatsApp. E agora?

04/09/2015 09:59

Foi notificado no jornal O Estado de São Paulo que estudante de 19 anos foi detido por espalhar gravação com ameaça e falso toque de recolher no WhatsApp causando medo entre moradores e fechando o comércio da cidade. Quando utilizada com responsabilidade, ética e bom senso, a internet apresenta-se como importante aliada para o desenvolvimento social, acesso à informação e meio de comunicação.

Assim como as informações relevantes se propagam na velocidade da luz, graças às NTICs, igualmente ocorre com aquelas descontextualizadas e por vezes carregadas de conteúdo irresponsável.
No direito, o desconhecimento da lei é inescusável e portanto, o "eu não sabia" ou "foi só uma brincadeira" não existe. Se sua ação ou omissão feriu o direito de outrem, você será responsabilizado ( artigo 186 do Código Civil). O comportamento digital deve adequar-se integralmente aos princípios do direito e respectivos ordenamentos legais, que preocupam-se em tratar as condutas, sejam elas praticadas no mundo online ou off-line. Algumas inclusive, praticadas na ou por meio da web, contam com o aumento da pena, dado o poder de propagação que a tais ferramentas oferecem. 

(Alessandra Borelli, co-autora do Livro Educação Digital, lançado pela editora Thomson-Reuters)


> link da notícia: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,estudante-e-detido-por-espalhar-falso-toque-de-recolher-no-whatsapp,1752228

Voltar