Por que você deve tomar um Detox 7-Day Facebook!

08/02/2017 07:56

Isso pode melhorar a sua saúde.

Não é nenhum segredo que às vezes, passar o tempo no Facebook te colocar para baixo na vida real. Talvez você tenha considerado excluir sua conta para proteger a sua sanidade. Mas você não precisa sair da rede social para se sentir melhor, sugere um novo estudo. Os pesquisadores dizem que simplesmente mudar seu comportamento online - ou tomar uma pausa ocasional - pode melhorar o seu humor.

Pesquisa no Facebook, e nas mídias sociais em geral, tem sido foco nos últimos anos quando se trata de saúde mental. Vários estudos ligaram o uso pesado desses sites à solidão e à depressão, enquanto outros descobriram que as redes sociais podem realmente melhorar o humor e a satisfação com a vida.

Um dos problemas, diz Morten Tromholt, pesquisador de sociologia da Universidade de Copenhague, é que a maioria desses estudos tem sido observacional; Eles só são capazes de acompanhar as pessoas ao longo do tempo e encontrar associações, e não relações de causa e efeito. Então Tromhold queria realizar uma verdadeira experiência que poderia sugerir se o uso do Facebook realmente leva a emoções negativas.

Para fazer isso, ele recrutou mais de 1.000 usuários dinamarqueses do Facebook no final de 2015, e os testou em várias medidas de uso de mídia social, bem-estar e satisfação com a vida. Em seguida, ele pediu metade deles para continuar o uso do Facebook como normal, e metade para fazer uma pausa de uma semana.

Aqueles em uma pausa foram encorajados a excluir o aplicativo do Facebook de seus smartphones. A maioria dos usuários concordou com as regras de desintoxicação digital, embora – porém alguns admitiram verificar brevemente uma ou duas vezes, por hábito ou porque precisavam de informações sobre um evento.

Após essa semana, Tromhold novamente avaliou a saúde mental de todos os participantes. Ele descobriu que aqueles no grupo Sem-Facebook mostraram melhora significativa no bem-estar, enquanto aqueles no grupo de uso normal não mostraram nenhuma mudança.

Esses ganhos variavam dependendo de como e quanto, as pessoas normalmente usavam o Facebook. Os resultados finais de Tromhold foram publicados na revista Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking. O experimento "fornece provas causais de que o uso do Facebook afeta negativamente o nosso bem-estar", ele escreveu, e também que "fazer uma pausa no Facebook tem efeitos positivos nas duas dimensões do bem-estar" : Nossa satisfação com a vida aumenta e nossas emoções se tornam mais positivas. "

Tromhold observa que suas descobertas são apenas médias e que os estudos quase nunca são capazes de determinar se uma variável realmente causa outra. E mais pesquisa é necessária para ver se deixar o Facebook (ou outras redes sociais) por períodos mais longos de tempo tem o mesmo impacto - ou talvez até melhores impactos - na saúde mental, diz ele.

Mas ele acredita que o estudo fornece algumas lições reais para usuários do Facebook. "Essas descobertas indicam que talvez não seja necessário sair do Facebook para melhorar o bem-estar", escreveu Tromhold. Ele sugere que se você for um usuário pesado, tente escalar de volta. Se você tende a sentir inveja quando no Facebook, evite navegar nas seções (ou os amigos específicos) que causam esse sentimento. E se você costuma usá-lo passivamente, tente participar um pouco mais.

Naturalmente, acrescentou Tromhold, velhos hábitos morrem, e essas coisas podem ser muito difíceis de mudar. "Se este for o caso", escreveu ele, "deve-se considerar deixar o Facebook para sempre".

Artigo origina em  RealSimple.com by Amanda MacMillan. 

Tradução: Evelise Galvão de Carvalho. Psicóloga Clínica e Forense

Voltar