Bem-vindo à nossa Rede!
A Rede ESSE MUNDO DIGITAL surgiu como um Projeto do Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência e Saúde - CEIIAS - e tem como objetivo promover debates sobre como transformar o mundo digital numa fonte maisÉtica, Segura, Saudável e Educativa.
Destaque
Posicionamento da Coalizão Brasileira sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
26/09/2020 09:51———
DECLARAÇÃO DE CURITIBA
Com base nas apresentações do IV Seminário da Rede ESSE Mundo Digital - IV Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana - realizado em Curitiba/PR, de 14 a 16 de maio de 2019, no UniBrasil, foi eleaborado um documento - DECLARAÇÃO DE CURTIBA - onde vários especialistas participantes do Seminários deixaram suas obervações e recomendações/orientações sobre os diversos temas apresentados.
OMS aprovou o novo CID-11, Classificação Internacional das Doenças, incluindo GAMING DISORDER classificados como transtorno ou doença.
Como já havíamos antecipado em várias palestras realizadas, a OMS, Organização Mundial de Saúde aprovou HOJE, o novo CID-11, Classificação Internacional das Doenças, incluindo GAMING DISORDER, como critério 6 C 71 e assim teremos a dependência dos jogos de videogames online e off-line classificados como transtorno ou > DOENÇA < segundos os vários critérios na descrição, e sem ser alarmistas, mas considerando sempre esta possibilidade no diálogo e nas ações de prevenção.
Teremos que repassar este ALERTA a todos adolescentes, pais e profissionais que lidam com a questão de saúde e de educação nas escolas e restringir ao máximo com supervisão, o inicio precoce, as horas nos jogos, mas principalmente, o uso excessivo e prolongado levando aos comportamentos da dependência, aumento dos transtornos de sono, aumento da impulsividade, ansiedade, depressão, agressividade e tantos outros sinais, que temos observado na prática diária!
Agradecendo ao Dr Daniel Spritzer de Porto Alegre que foi o representante brasileiro, junto ao um dos grupos de trabalho do CID-11, pelo compromisso e dedicação e participação na Rede ESSE, e coautor do capitulo 8 sobre Dependência de Jogos Eletrônicos (pags 116-124) do livro Vivendo Esse Mundo Digital, organizado após nosso primeiro evento ESSE, no RJ, por Cristiano Nabuco, Susana Estefenon e Evelyn Eisenstein e publicado pela Ed Artmed-GrupoA em 2013 e ainda a venda online aos interessados!
Esse é o link direto pra classificação do Gaming Disorder:
https://icd.who.int/browse11/l-m/en…
https://www.who.int/classifications/icd/en/
Editorial da Revista Adolescência e Saúde, sobre Videogames e jogos perigosos na adolescência, edição de abril/junho de 2018, escrito pela Dra. Evelyn Eisenstein.
Veja na íntegra:
Quarenta e um jovens se reuniram no Museu do Amanhã durante o III Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes, e contaram as dores e delícias de viver na era digital. Os relatos são surpreendentes!
Os perigos das notícias falsas na internet entre as crianças

Tornar a internet um instrumento de informação e não de desinformação é um dos grandes desafios da nossa era. Sabemos que o compartilhamento de boatos, mentiras, fofocas, notícias falsas, verdadeiras, mas com uma “pitada” de sensacionalismo, e até correntes, constitui um fenômeno muito antigo. O grande ponto é que, dependendo do contexto, isso pode gerar sérios e por vezes irreversíveis desdobramentos, principalmente quando o assunto ganha grandes proporções com os meios digitais.
Pesquisas mostram que a maioria dos internautas tem dificuldade em distinguir boatos de informações confiáveis – e olha que estamos falando de adultos, indivíduos dotados de maturidade e, em tese, com maior discernimento.
Carta de acionistas da Apple reacende debate sobre uso excessivo de tecnologias
Empresários pediram que companhia desenvolva ferramentas para coibir vício de crianças em celulares
Especialistas defendem limite de horas de uso de smartphones - shutterstock.com/TumNuy / Shutterstock
Vício em vídeo game é considerado transtorno mental pela OMS
O coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco de Abreu, explica que o game é considerado vício quando os jovens passam a deixar de realizar atividades do cotidiano.
SBP faz alerta sobre a representação midiática de crianças e adolescentes em casos de violência
01/12/2017 11:09
O papel da mídia ao abordar a imagem de crianças e adolescentes no contexto da violência foi o tema central da palestra apresentada pela secretária do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Evelyn Eisenstein, durante o Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado em Brasília (DF). Na ocasião, a especialista questionou a abordagem dos veículos de comunicação, principalmente, a falta de contextualização na cobertura de casos em que crianças e adolescentes são agentes ou vítimas da violência.
“Recentemente, um bebê foi baleado dentro do útero da mãe, na periferia do Rio de Janeiro. A mídia, ao invés de simplesmente noticiar, deveria ter levantado questionamentos sobre o porquê de ocorrerem tiroteios em comunidades a qualquer hora do dia. A pauta precisa incluir o direito à proteção da população que vive nessas localidades. Mas, infelizmente, no geral falta aprofundamento nas questões”, destacou a médica.
De acordo com a dra. Evelyn, muitos jornalistas não recebem treinamento adequado para representar a criança na mídia ou debater a fundo questões sociais. Como consequência, violações à privacidade e à dignidade são regularmente cometidas. “Ocorrem várias exposições indevidas de imagem por parte da imprensa. O uso de termos pejorativos também é constante. Além do mais, a contextualização das notícias geralmente é baseada em fontes da esfera criminal, o que estreita a percepção entre causa e consequência dos problemas”, pontuou.
Outro destaque da palestra foi a discussão sobre distorção e abordagem tendenciosa de determinados temas. “Um grande absurdo que observamos foi a discussão sobre a redução da maioridade penal proposta pela Câmara dos Deputados. O Brasil é signatário da Convenção dos Direitos da Criança adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que estipula a maioridade em 18 anos. Não é admissível que contextos políticos mais instáveis tentem retirar direitos mundialmente ratificados”, explicou a pediatra.
Pediatras abordam riscos do Cyberbullying e transtornos da Era Digital
Participação da Dra. Evelyn Eisenstein - E.S.S.E. Mundo Digital no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria em Fortaleza - outubro de 2017
Cyberbullying, dependência digital e jogos perigosos na internet foram o centro da mesa redonda “O adolescente no mundo digital”, que aconteceu na manhã do terceiro dia do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza (CE). Com auditório repleto de pediatras e outros profissionais de saúde, o espaço teve como objetivo avaliar as possíveis causas do problema e apontar soluções para uma intervenção precoce.
A palestra sobre cyberbullying apresentou características que evidenciam uma vítima deste tipo de agressão e também medidas preventivas para que ela não ocorra. Depressão, baixa autoestima e isolamento, por exemplo, podem indicar um possível caso de cyberbullying, segundo os especialistas.
38º Congresso Brasileiro de Pediatria - Fortaleza - CE - 2017
Artigo de opinião de Tito De Morais, fundador do Projecto MiudosSegurosNa.Net, a propósito do Artigo 8.º do Regulamento Geral de Protecção de Dados.
(Tito de Morais faz parte da Rede E.S.S.E Mundo Digital)
Dra. Evelyn Eisenstein dá entrevista ao Fantástico sobre o lançamanto da cartilha sobre como crianças devem lidar com internet, elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Documento da SBP traz regras práticas. É a primeira vez que normas desse tipo são editadas no Brasil
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) redigiu um documento com 50 normas para pais, pediatras, educadores, crianças e adolescentes sobre como lidar com a internet. Voltado para pais, pediatras e educadores, o documento traz regras práticas como, por exemplo, deixar que crianças de 2 a 5 anos fiquem só uma hora por dia no computador ou similares e não permitir que crianças de 0 a 10 anos usem computador ou televisão em seus próprios quartos. É a primeira vez que normas desse tipo são editadas no Brasil e especialmente adaptadas para a realidade do nosso país.
Saiba mais
Veja a Cartilha da Sociedade Brasileira de Pediatria
Dra. Evelyn Eisenstein fala sobre Games em entrevista ao Canal Saúde da Fiocruz em 25/10/2016
Dra. Evelyn Eisenstein Participa da Reunião do CGI-CETIC em São Paulo
Dra. Evelyn Eisenstein professora da UERJ e fundadora do ESSE Mundo Digital esteve na reunião do CGI-CETIC em São Paulo, sobre a pesquisa do TIC-KIDS-ONLINE-Brasil 2014 e 2015, que se tornará uma pesquisa comparativa latino-americana, com o apoio da UNESCO, Unicef, IBGE e consultores de várias Universidades.
Importantes dados do TIC KIDS ONLINE-Brasil 2014 e o de 2015 serão lançados em outubro de 2016. Acompanhem as noticias pelo site do CGI.BR
Michael Rich dá Boas Vindas à Rede E.S.S.E. Mundo Digital!!
Estudo de Caso
Adolescente de 13 anos morre enforcado enquanto jogava online com os amigos em Santos/SP
18/10/2016 13:22[UNICEF] #InternetSemVacilo | Preconceito e Intolerância
Será que a facilidade de encontrar informações na internet e nos smartphones estão afetando a nossa capacidade de aprender?
Destaque
Posicionamento da Coalizão Brasileira sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
26/09/2020 09:51———
Novidades
O Dilema das Redes
13/09/2020 09:08———
Crianças no celular?
26/08/2020 09:16———
Cartilha dá apoio a vítimas de violência e discurso de ódio na Internet
23/08/2020 09:29———
O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas
21/08/2020 09:36———
Polícia alerta para aumento de chantagem sexual contra crianças na pandemia
04/08/2020 09:44———
Nova economia dos dados: crianças são exploradas sem que pais percebam
18/07/2020 09:47———
Dia da Família - Live
15/05/2020 08:58———
Videogame: no limite entre o bem e o mal
08/04/2020 11:22———
O papel da família na vida digital das crianças
25/03/2020 11:28———
Desafio do sal pode aumentar a pressão arterial dos adolescentes, diz médico
03/03/2020 11:31Destaque
Posicionamento da Coalizão Brasileira sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
26/09/2020 09:51———
Novidades
A nova geração de pais antitecnologia
15/08/2015 18:17———
Nova pesquisa mostra o comportamento de crianças e jovens na internet
15/08/2015 15:14———
Todos os artigosNa Estante
Vivendo Esse Mundo Digital

———
Os Novos Perigos que Rondam Nossos Filhos

———
Educação Digital

———