Bem-vindo à nossa Rede!


A Rede ESSE MUNDO DIGITAL surgiu como um Projeto do Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência e Saúde -  CEIIAS -  e tem como objetivo promover debates sobre como transformar o mundo digital numa fonte mais

Ética,  Segura, Saudável e Educativa.

 

Quarenta e um jovens se reuniram no Museu do Amanhã durante o III Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes,  e contaram as dores e delícias de viver na era digital. Os relatos são surpreendentes!

Os perigos das notícias falsas na internet entre as crianças

Tornar a internet um instrumento de informação e não de desinformação é um dos grandes desafios da nossa era. Sabemos que o compartilhamento de boatos, mentiras, fofocas, notícias falsas, verdadeiras, mas com uma “pitada” de sensacionalismo, e até correntes, constitui um fenômeno muito antigo. O grande ponto é que, dependendo do contexto, isso pode gerar sérios e por vezes irreversíveis desdobramentos, principalmente quando o assunto ganha grandes proporções com os meios digitais.

Pesquisas mostram que a maioria dos internautas tem dificuldade em distinguir boatos de informações confiáveis – e olha que estamos falando de adultos, indivíduos dotados de maturidade e, em tese, com maior discernimento.

Saiba mais

 

Carta de acionistas da Apple reacende debate sobre uso excessivo de tecnologias

Empresários pediram que companhia desenvolva ferramentas para coibir vício de crianças em celulares

Especialistas defendem limite de horas de uso de smartphones - shutterstock.com/TumNuy / Shutterstock

 

 

Vício em vídeo game é considerado transtorno mental pela OMS

O coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco de Abreu, explica que o game é considerado vício quando os jovens passam a deixar de realizar atividades do cotidiano.

SBP faz alerta sobre a representação midiática de crianças e adolescentes em casos de violência

01/12/2017 11:09

O papel da mídia ao abordar a imagem de crianças e adolescentes no contexto da violência foi o tema central da palestra apresentada pela secretária do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Evelyn Eisenstein, durante o Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado em Brasília (DF). Na ocasião, a especialista questionou a abordagem dos veículos de comunicação, principalmente, a falta de contextualização na cobertura de casos em que crianças e adolescentes são agentes ou vítimas da violência.

“Recentemente, um bebê foi baleado dentro do útero da mãe, na periferia do Rio de Janeiro. A mídia, ao invés de simplesmente noticiar, deveria ter levantado questionamentos sobre o porquê de ocorrerem tiroteios em comunidades a qualquer hora do dia. A pauta precisa incluir o direito à proteção da população que vive nessas localidades. Mas, infelizmente, no geral falta aprofundamento nas questões”, destacou a médica.

De acordo com a dra. Evelyn, muitos jornalistas não recebem treinamento adequado para representar a criança na mídia ou debater a fundo questões sociais. Como consequência, violações à privacidade e à dignidade são regularmente cometidas. “Ocorrem várias exposições indevidas de imagem por parte da imprensa. O uso de termos pejorativos também é constante. Além do mais, a contextualização das notícias geralmente é baseada em fontes da esfera criminal, o que estreita a percepção entre causa e consequência dos problemas”, pontuou.

Outro destaque da palestra foi a discussão sobre distorção e abordagem tendenciosa de determinados temas. “Um grande absurdo que observamos foi a discussão sobre a redução da maioridade penal proposta pela Câmara dos Deputados. O Brasil é signatário da Convenção dos Direitos da Criança adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que estipula a maioridade em 18 anos. Não é admissível que contextos políticos mais instáveis tentem retirar direitos mundialmente ratificados”, explicou a pediatra.

ver mais

 

Pediatras abordam riscos do Cyberbullying e transtornos da Era Digital

Participação da Dra. Evelyn Eisenstein - E.S.S.E. Mundo Digital no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria em Fortaleza - outubro de 2017

 

Cyberbullying, dependência digital e jogos perigosos na internet foram o centro da mesa redonda “O adolescente no mundo digital”, que aconteceu na manhã do terceiro dia do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza (CE). Com auditório repleto de pediatras e outros profissionais de saúde, o espaço teve como objetivo avaliar as possíveis causas do problema e apontar soluções para uma intervenção precoce. 

A palestra sobre cyberbullying apresentou características que evidenciam uma vítima deste tipo de agressão e também medidas preventivas para que ela não ocorra. Depressão, baixa autoestima e isolamento, por exemplo, podem indicar um possível caso de cyberbullying, segundo os especialistas. 

 Leia mais 

 

38º Congresso Brasileiro de Pediatria - Fortaleza - CE - 2017

Artigo de opinião de Tito De Morais, fundador do Projecto MiudosSegurosNa.Net, a propósito do Artigo 8.º do Regulamento Geral de Protecção de Dados. 

(Tito de Morais faz parte da Rede E.S.S.E Mundo Digital)

Dra. Evelyn Eisenstein dá entrevista ao Fantástico sobre o lançamanto da cartilha sobre como crianças devem lidar com internet, elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Documento da SBP traz regras práticas. É a primeira vez que normas desse tipo são editadas no Brasil

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) redigiu um documento com 50 normas para pais, pediatras, educadores, crianças e adolescentes sobre como lidar com a internet. Voltado para pais, pediatras e educadores, o documento traz regras práticas como, por exemplo, deixar que crianças de 2 a 5 anos fiquem só uma hora por dia no computador ou similares e não permitir que crianças de 0 a 10 anos usem computador ou televisão em seus próprios quartos. É a primeira vez que normas desse tipo são editadas no Brasil e especialmente adaptadas para a realidade do nosso país.

Saiba mais
Veja a Cartilha da Sociedade Brasileira de Pediatria

Dra. Evelyn Eisenstein fala sobre Games em entrevista ao Canal Saúde da Fiocruz em 25/10/2016

Veja a entrevista na íntegra

 

Dra. Evelyn Eisenstein Participa da Reunião do CGI-CETIC em São Paulo

Dra. Evelyn Eisenstein professora da UERJ e fundadora do ESSE Mundo Digital esteve na reunião do CGI-CETIC em São Paulo, sobre a pesquisa do TIC-KIDS-ONLINE-Brasil 2014 e 2015, que se tornará uma pesquisa comparativa latino-americana, com o apoio da UNESCO, Unicef, IBGE e consultores de várias Universidades.

Importantes dados do TIC KIDS ONLINE-Brasil 2014 e o de 2015 serão lançados em outubro de 2016. Acompanhem as noticias pelo site do CGI.BR

Michael Rich dá Boas Vindas à Rede E.S.S.E. Mundo Digital!!

Estudo de Caso

O professor do meu filho reclamou que ele não larga o celular em sala de aula. E agora?

17/11/2015 10:41
Ao se tratar da educação de uma criança ou adolescente, temos sempre que manter em mente que toda liberdade deve ser conquistada conforme ele/ela vai demonstrando estar preparado para tal, e que cada indivíduo tem seu ritmo próprio de amadurecimento. Sendo assim, é preciso avaliar a idade e o...

[UNICEF] #InternetSemVacilo | Preconceito e Intolerância

Será que a facilidade de encontrar informações na internet e nos smartphones estão afetando a nossa capacidade de aprender?

Novidades

Geração On Deman

11/12/2017 11:02
Ao desgrudar os olhos do seu celular, são grandes as chances de você constatar que as crianças...

[crimes na web] A campanha #16dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres‎ terminou, mas essa acontece todos os dias.

11/12/2017 10:53
Mulheres são as maiores vítimas do vazamento de fotos íntimas na internet. Em 2016,...

Como não cair em golpes nas compras online de Natal

09/12/2017 11:05
Já fez suas compras de Natal? Se você decidiu comprar presentes pela web, é hora de redobrar o...

Denúncias de conteúdos homofóbicos

06/12/2017 11:08
A cada dia, a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos coordenada pela Safernet...

Incidentes em Redes ligadas à Internet aumentam no país

01/12/2017 11:15
Dados pessoais de 6,4 milhões de crianças vazaram na rede em 2015, e os dados de seus filhos,...

Fotos dos filhos: postar ou não postar?

19/11/2017 11:18
O ultrassom. O parto. O primeiro banho. O primeiro sorriso. O soninho. A lambança com a comida. As...
Todos os artigos

Na Estante

Vivendo Esse Mundo Digital

Vivendo Esse Mundo Digital
Livro organizado por Evelyn Eisenstein, Cristiano Nabuco de Abreu e Susana Bruno Estefenon, lançado pela Editora Artmed, que fala sobre o impacto da Internet na saúde, na educação e nos comportamentos Soiciais

Os Novos Perigos que Rondam Nossos Filhos

Os Novos Perigos que Rondam Nossos Filhos
Com 40 anos de experiência em educação e mais de 1 milhão de livros vendidos, Tania Zagury responde a uma série de questionamentos do dia a dia de pais e professores que se dedicam à dor e à delícia de educar crianças nos dias de hoje. Das dúvidas de ordem prática, como estabelecer hábitos e...

Educação Digital

Educação Digital
A Thomson Reuters, provedor líder mundial de informações inteligentes para empresas e profissionais, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais, lançou em 2015 o livro Educação Digital, coordenado pela Dra. Juliana Abrusio. Primeiro livro do País sobre Educação Digital debate a influência...