Como um programa suíço ensina privacidade online para crianças

15/02/2020 11:51

Caíndo do um balanço: ilustração do projeto "Os Segredos São Permitidos".  (Secrets Are Allowed project/Canton of Zurich data protection authority)

Para as autoridades suíças de proteção de dados, crianças a partir dos quatro anos de idade devem ser ensinadas sobre segurança e privacidade de dados, antes mesmo de começarem a usar a internet.

Em uma iniciativa que pode ser uma novidade mundial, o cantão de Zurique lançou recentemente um conjunto de materiais didáticos sobre segurança e privacidade de dados para jardins de infância e para alunos iniciando a escola primária. O projeto quer ensinar às crianças a distinguir entre os segredos que elas podem compartilhar e os que devem guardar para si. O objetivo é permití-las compreender melhor o direito que têm à privacidade.

Os criadores do programa de ensinoLink externo disseram que uma iniciativa sobre privacidade com as crianças já era necessária há muito tempo e que deveria ir muito além do que já se fez. Para eles, este é um primeiro passo na defesa da democracia contra as ameaças do monitoramento invasivo e da desinformação.

Leia mais

 

 

 

Voltar